sábado, 18 de abril de 2009

Resetar o computador várias vezes seguidas estraga a máquina ?

Será que resetar o computador diversas vezes pode trazer algum prejuízo para sua máquina?

O tema é controverso, todos sabem, mas muitas pessoas se descabelam todos os dias, tentando descobrir se resetar seguidamente o computador pode trazer algum problema à máquina, seus componentes, softwares e tudo mais. Como o Baixaki está preocupado em sanar as dúvidas mais cruéis dos seus usuários e acabar com todos os grandes mitos do mundo da tecnologia, hoje você vai conferir mais um artigo, voltado a desmitificar um dos assuntos mais debatidos: reset x bom desempenho do computador.

O ditado diz tudo

Já dizia o velho ditado “tudo o que é demais, faz mal”. Desta forma, é possível começar a pensar melhor antes de insistir tanto no botão reset, pois, infelizmente, ele não é o herói do seu computador. Assim como desligar seguidamente o computador – da forma tradicional, através do menu Iniciar – pode acarretar problemas, usar o reset como “saída de emergência” também não é a melhor opção.

Botão da discórdia

Obviamente, se fosse totalmente ruim para o seu computador apelar para o reset, este botão não existiria. Desta maneira, podemos concluir que ele está ali por alguma razão e vamos saber qual é.

Por que não usar o reset?

Imagine que seu computador seja uma centrífuga de roupas e que ela está trabalhando a todo o vapor para deixar suas roupas sequinhas. Agora, pense em abrir a tampa da centrífuga, ou seja, você fará com que ela pare de funcionar bruscamente. Com certeza, ela vai acionar um mecanismo de segurança que pode, inclusive, danificar seus rolamentos e quebrar algum encaixe entre o motor e o cesto de roupas.

Cuidado com este botão

Seu computador funciona de forma semelhante, pois se você aperta o botão reset, a energia fornecida para seus componentes é cortada abruptamente e isso pode ocasionar vários danos, essencialmente, em softwares, arquivos do sistema operacional ou outras partes.

Outro ponto desfavorável quanto ao uso do reset é que o seu computador pode estar, naquele momento, realizando a gravação de dados ou pode também não finalizar algum arquivo importante para o sistema e, desta forma, perder informações essenciais.

Quando usar o reset?

O botão reset deve ser usado apenas como última saída – mesmo! Já que ele dá, literalmente, uma pancada no seu computador. Em casos em que o Ctrl+Alt+Del, por exemplo, nem dá sinal de vida, as luzes de processamento no gabinete não piscam ou o mouse não funciona, aí respire fundo e resete o computador.

Reset vicioso

Ok! Você resetou seu computador, mas nem todos viveram felizes para sempre, pois a máquina continua travando e você, consequentemente, resetando. Agora é hora de parar e avaliar a situação do seu PC. Afinal, se ele está se comportando desta maneira é porque há algo errado.

Motivos do travamento

Há inúmeras situações que podem levar ao travamento do seu computador. Sempre há as situações mais comuns. Confira abaixo possíveis causadores de paradas repentinas do seu computador:

VÍRUS: vírus podem ocasionar a lentidão e até o travamento completo do seu sistema. Dependendo do grau de contaminação do seu PC, às vezes é necessário até formatar a máquina. Para evitar isso, tenha sempre um bom antivírus instalado e atualizado.

TEMPERATURA: Poucas pessoas sabem, mas um computador sem o resfriamento adequado é sério candidato a travamentos. Manter as saídas de ar desobstruídas e verificar o funcionamento do cooler podem ser maneiras de evitar que o PC trave.

Reset viciaMEMÓRIA INSUFICIENTE: a falta de memória RAM pode ocasionar lentidão e travamento do computador. Verificar se os softwares que você usa são compatíveis com a quantidade de memória é fundamental. No artigo “Será que o seu computador precisa de mais memória RAM?” você encontra dicas de como saber se sua máquina está pedindo água.

FONTE: uma fonte incompatível pode ser um dos motivos pelos quais seu computador trava constantemente. Geralmente, fontes genéricas ou as que vêm com computadores montados não fornecem energia suficiente para todo o computador e, sendo assim, o equipamento pode travar.

SOFTWARES PROBLEMÁTICOS: é fato que alguns softwares podem acarretar o travamento do seu computador, principalmente se eles forem pesados. Portanto, antes de instalar um programa mais “parrudo” como um Photoshop, um game ou editor de vídeo, por exemplo, sempre verifique se seu computador aguenta rodar um programa com configurações mais exigentes.

Seja lógico

Para bater o martelo e mostrar que usar o reset a torto e direito são prejudiciais ao seu computador, em primeiro lugar, pare e pense. Quanto tempo o seu computador leva para desligar se você usa o menu Iniciar? Provavelmente, dependendo da sua máquina até um minuto aproximadamente. E por que você acha este processo demorado?

Simples, lembra quando falamos da pancada que se dá no computador ao resetá-lo? Então, quando o computador é desligado de forma correta, ele possui um tempo maior até finalizar todos os processos que está desempenhando. Quem não se lembra da famosa frase do Windows “Seu computador pode ser desligado com segurança”?

Desligue com segurança


Sendo assim, vale a pena tentar de tudo para desligar corretamente o computador, pois procedendo desta forma, suas chances de perder arquivos ou dados importantes são bem reduzidas. Se nada der certo, vá fundo no reset, mas se o problema persistir não deixe seu micro sofrer sozinho, busque o motivo da pane.

Gostou do artigo? Se sim, confira mais alguns temas relacionados aos mitos que vagam pela internet e não caia em mais nenhuma conversa furada. Se não concorda com alguma coisa, dê sua opinião e debata sobre o assunto, afinal todos crescem com isso!

Nenhum comentário: